sexta-feira, 13 de novembro de 2020

QUEM É MEU MELHOR AMIGO?

Esta é uma boa pergunta. Minha resposta: EU NÃO SEI. Ao longo da vida tive uma série de bons amigos. Todos estão longe hoje. Claro, vivemos tempos de distanciamento social, mas eles sempre foram longe. Penso que eu sempre tive dificuldade em ter amigos por perto. Ou talvez eu tenha me deixado influenciar demais por mulheres ciumentas que cobravam de mim uma presença exagerada e, com isso, eu afastava os amigos para evitar caras feias para mim. Erro meu. Uma coisa é certa: como nunca parei nos empregos e nos lugares eu fui mudando de amigos.

Aquele amigo de infância, que nos acompanha pela vida, não tenho. Aquele outro que passa a juventude a seu lado, faz farras juntos, vai namorar juntos, vai a festas juntos, toma as primeiras cervejas juntos, não tenho. Aquele amigo que vira seu padrinho de casamento e por isso pensa que precisa zelar pela relação do casal, não tenho. Aquele amigo que vê seus filhos nascerem, apadrinha um deles e os acompanha crescer, não tenho.

Esta é uma pergunta retórica. O meu melhor amigo é aquele que, no momento, está mais perto? Talvez haja um candidato. Meu vizinho tem se mostrado bom camarada, bom papo, ajuda-me quando preciso, é o que tenho de melhor exemplo de amigo, no momento. E tem, entre aquelas que me acompanham nas redes sociais, alguns que talvez venham a se tornar meus amigos. Dizem que precisamos ter pelo menos uma mão cheia de bons amigos. Então, vou começar a fazer uma lista e testar o nível de amizade deles para construir minha lista.

Os principais candidatos são:

- Meu vizinho, compartilha comigo até suas aflições, ele que é um cara solitário e meio deprimido, mas tem me ajudado bastante nas pequenas coisas do dia a dia. É o que está mais perto. Tem um problema que pode atrapalhar: ele é de direita ferrenho. Mas já tive amigos de direita e que se mostraram bons amigos naqueles momentos em que bons amigos são necessários.

- Outro bom candidato é o amigo de Salinas, monge budista, e que fez a caminhada do sertão junto comigo. Eu o conheci há exatamente um ano atrás, no primeiro dia de caminhada. Mora perto, tem tempo, e tem me convidado para visitá-lo em suas propriedades.

- Mais um caminhante, um vídeo-maker, fotógrafo e virador profissional, tem passado algumas dificuldades no momento e eu tenho mostrado a ele que estou aqui e posso ajudá-lo. Ele responde positivamente a minhas conversas.

- Para colocar uma mulher nesta lista, existe aquela que mora comigo. Mas dizem que as mulheres da gente nem sempre são suas melhores amigas. Tenho dois exemplos disso. Quando você as deixa elas se transformam em inimigas.

- Mas tem uma ex mulher que é uma grande candidata a ser melhor amiga. Alguns testes são necessários.

- O músico caminhante que conheci também é bom candidato. Mora em São Paulo, mas tenho lhe ajudado com donativos nesses tempos loucos de pandemia. Ele se torna um candidato.

- Outros desta lista podem ser: Gisele, Alice, Jo de Aracaju, Pedroso, Cida, Regina.

A lista vai crescer, tenho certeza.

Vou continuar pensando nesta lista. Quero encher pelo menos duas mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...