domingo, 4 de abril de 2021

DIVERSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?

Em tempos de pandemia, a gente se diverte com coisas miúdas, inventadas. Já que fico vinte e quatro horas dentro dos muros da residência, o jeito é inventar. Inventando a gente se reinventa. Sim, eu me diverti hoje. Por quê? Essa pergunta é meio besta, é preciso um por quê para se divertir? Eu me divirto porque estou vivo. É uma boa razão.

A esta altura da trajetória, eu já não diferencio o trabalho da diversão, do prazer. Meu trabalho é simples: leio, escrevo, converso com pessoas (à distância, lógico). E tem o trabalho doméstico de sobrevivência: limpar, lavar, reorganizar a casa e cozinhar, basicamente.

Procuro me divertir com tudo isso. Ler e escrever coisas divertidas, conversar com pessoas divertidas. Cozinhar e comer o que cozinhamos é um desbunde. Limpar a casa ouvindo música e dançando com a vassoura não tem preço. Cuidar do jardim e ver a azaleia que plantou no vaso meses atrás não tem igual. Ouvir a companheira tocar seu violão e cantar é um prazer imensurável. Além disso fazer duas horas de ginástica por dia (sim, agora eu tenho tempo) e ver meu corpo maduro se enrijecendo também e a barriga diminuindo de volume, também não tem pra ninguém.

Mas o sofrimento vem com as notícias que chegam de fora dos muros. Milhares de mortes por covid, hospitais lotados, profissionais de saúde à beira da insanidade, amigos e conhecidos doentes e alguns queridos morrendo, cemitérios sem condições de enterrar a todos, filas de pessoas nos cartórios para registrar os óbitos de familiares, governo genocida se lixando para isso e presidente gastando milhões em férias enquanto o país se deteriora.

Toda a diversão parece perder o sentido. Mas eu preciso estar lúcido. Algumas pessoas precisarão estar lúcidas e em condições de refazer a história depois dessa merda toda. Que, eu espero, vai passar. E o mundo vai precisar de bons contadores de história, bons inventores para reinventar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...