sexta-feira, 26 de março de 2021

QUEM É VOCÊ?

Que pergunta a ser respondida em belo e quente dia, com um sol brilhando de bonito! Eu sei bem quem eu sou: hoje. Porque resolvi deixar o passado para trás, embora ele quem me diz quem eu sou hoje. Mas não estou pensando em revivê-lo, em hipótese nenhuma. Tudo passou. E não quero lembrar as tantas besteiras que fiz. Lamento por elas. Lamento muito por quem se sentiu ofendido com minhas besteiras, quem se sentiu traído, ou algo assim.

É uma pergunta oportuna, me faz pensar em mim mesmo, e hoje. Quem sou eu? Ela me faz pensar no futuro, na verdade. Em quem eu quero ser. Vou aproveitar a questão para imaginar cenários possíveis de amanhã. Hoje vivemos uma pandemia de COVID 19, uma doença provocada por um vírus inimaginável, neste momento, e que mata muita gente e deixa muitas sequelas em alguns que a contraem.

Então, em primeiro lugar, sou um cara que se cuida muito para não pegar este maldito vírus, porque nos próximos anos quero estar vivo e ativo para contar histórias. Sim, eu sou um cara que conta histórias. Gosto de contar histórias, de fazer a plateia se encantar com elas e comigo. Sim, comigo também. Faz parte de minha vaidade, minha bem dosada vaidade, espero, para que ela não tome conta de mim.

E histórias são, na verdade, histórias de nossa vida. Elas precisam ter credibilidade, então precisam ser vividas para serem contadas. E eu já vivi muitas histórias. Fui professor durante mais de quarenta anos, então tenho muitas histórias de trabalho, de professores e de alunos, de colegas, de projetos, de vivências. Hoje pretendo ser escritor. Escrevo minhas histórias para encontrar a melhor maneira de contá-las.

Então, sou escritor, contador de histórias e causos, tenho grande vivência profissional e sou vaidoso, intelectualmente vaidoso. É um bom começo de perfil. E para contar histórias preciso ter plateia. Pretendo costurar minha plateia de duas maneiras: tendo um bom livro de histórias para que me leiam e um auditório, cheio de gente, para que me ouçam. Mesmo que o auditório seja virtual, porque não sei se teremos aglomerações de hoje em diante por causa do vírus.

Eu nunca fui um cara muito persistente e determinado, focado. Sempre contei com minha inteligência e minha capacidade de aproveitar os acasos pertinentes acontecidos. Minhas escolhas foram algumas boas, outras nem tanto, mas acabaram por darem certo, afinal de contas.

Mas agora preciso ser determinado, focado e persistente, porque já tenho uma idade que muitos consideram avançadas e quero ter um final de vida produtivo. E deixar uma história a ser contada por outros que tenham, ou venham a ter, proximidade comigo. E eu já tenho muita gente para falar mal de mim, agora quero encontrar pessoas que venham a falar bem de mim depois de minha morte.

No mais, eu sou um cara gentil, alegre, bem humorado sempre. Sou um cara de bem com a vida. Aprendi com um colega de profissão, certa vez, que “ser feliz é uma opção, ser bem humorado é obrigação”. Por isso sou bem humorado, porque ninguém é obrigado a aguentar o mau humor de ninguém. Estudei muito na vida, considero-me um cara inteligente.

E sou único no mundo em várias análises. Não apenas uma questão de digitais, sabemos que as digitais são únicas, não se repetem de dedo a dedo (informação que carece de comprovação) mas também porque tenho um nome único no mundo.

Vejam bem: meu nome é Paulo Cezar Santos Ventura. E paulo cezar santos existem muitos pelo mundo afora; paulo santos ventura existem muitos mundo afora; paulo cezar ventura existem muitos mundo afora. Incrível, o que me torna único no mundo é exatamente esse sobrenome comum, com milhões de pessoas mundo afora: Santos. Graças ao Santos eu sou a única pessoa no mundo com esse nome. Esse sou eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...