sexta-feira, 17 de maio de 2019

A Ciência pode ser mostrada na poesia?



Segundo o escritor e astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, recentemente falecido, “O melhor método para conhecer a cultura científica em determinada época é estudar as obras literárias e/ou publicações não especializadas que se utilizavam do conhecimento científico ensinado nas universidades naquele período”. E ele afirma isso em seu livro Astronomia em Camões, editado no Rio de Janeiro pela Lacerda Editores em 1998. Ele mostra, em seu livro, que o grande escritor português Luiz Vaz de Camões foi o primeiro escritor do hemisfério norte a descrever, em seus poemas, a constelação Cruzeiro do Sul, já que ele participou das navegações portuguesas no final do século XV. Desde então tivemos várias publicações literárias como romances, contos e poesias que descrevem, mesmo que indiretamente, o conhecimento científico da época de sua publicação.
Na poesia brasileira, em particular, podemos ver isso em vários autores. Augusto dos Anjos fala de Química em seu poema Psicologia de um Vencido; Murilo Mendes escreve sobre o caos em seu triste poema Estudo para um Caos; Vinícius de Moraes escreveu a Bomba Atômica; Cecília Meireles também não fugiu a temas de Ciência em Máquina Breve; Gilberto Gil musicou o poema de Arnaldo Antunes chamado A Ciência em si, etc. São muitos os casos, embora pouco divulgados e comentados, mesmo nas aulas de Português e Literatura. Por essa razão eu tenho estudado o tema da Ciência na Poesia e parte desse estudo eu tive a oportunidade de apresentar a alunos de Ensino Médio e Superior no CEFETMG em um seminário sobre Ciência e Poesia. Sobre o tema escrevi e publiquei o poema que segue.

POESIA E CIÊNCIA - Paulo Cezar S. Ventura

Poesia é ampliação da linguagem:
existe para avançar seus limites
explicar o inexplicável
exprimir o inexprimível
prolongar o alcance das inteligências
abrir janelas do universo extensível
antecipar o avanço das ciências.
Entendemos os amanhãs
lendo a poesia de hoje.


Paulo Cezar Santos Ventura
Rolimã Editora Ltda – rolimaeditora@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...