sexta-feira, 12 de maio de 2023

AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — RUÍDOS DA VISIBILIDADE

             Há duas maneiras de se tornar invisível. Uma, a Física nos ensina: Basta reduzir o índice de refração do objeto até igualar o índice de refração do ar. Isso nos mostra a impossibilidade da existência do Homem Invisível para além da ficção cinematográfica.

A outra maneira é mais simples, embora também tenha suas bases científicas dentro daquilo no qual o estudo do desenvolvimento humano agrega de ciência: basta tornar-se completamente inútil aos olhos dos demais seres humanos.

Aí temos várias sub possibilidades. Você pode ser invisível para certas camadas sociais. Por exemplo, pessoas pobres são invisíveis para a maioria das pessoas ricas. Esse tipo de invisibilidade tem até nome: aporofobia, ou fobia aos pobres e à pobreza.

Algumas dessas pessoas pobres nem têm documentos e vivem à margem do trânsito social. São totalmente invisíveis. Moradores de rua só são visíveis se resolvem viver em nossa rua. São visíveis, mas ninguém quer vê-los. Preferem que continuem invisíveis, ou visíveis em outras ruas.

Por fim, envelhecer. Quer se tornar invisível? Então envelheça, aposente-se, pare de frequentar os lugares de antes, mude de endereço e permaneça saudável. Pessoa idosa saudável é invisível para o sistema de saúde. Apenas uma vez por ano ganha visibilidade, ao se apresentar ao sistema previdenciário e demonstrar sua existência. Chama-se dar prova de vida. Viva a burocracia, por nos permitir a visibilidade, anualmente.

Quando chegam os netos e netas, você retoma a visibilidade. Mas se não é aquele vô simpático, bonachão, brincalhão, sempre disposto a se servir de cavalinho para eles e elas, seu cancelamento, como se diz hoje em dia, acontece rapidamente.

Até que um dia a doença te pega, meu velho, a morte te rodeia com um olhar gélido e você sai da invisibilidade. Porque começa a dar trabalho aos cuidadores, familiares ou não.

Conversando com o Vô Ventura, ele, saudável e forte como um poste, daqueles que só caem em trombadas com caminhão, e ele saiu com essa:

— Parodiando o Zagalo, vocês terão que me engolir. Se a visibilidade depende da intensidade sonora, farei muito barulho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...