segunda-feira, 15 de maio de 2023

CONVERSA COM O PRETO VELHO

Vô Ventura estava se sentido entre desanimado e chateado com a vida girando fora do eixo, ciscando como galinha-choca. Então, tomou a decisão:

— Farei uma visita ao Preto Velho, creio que só ele pode dar um jeito nessa moleza que sinto.

E lá se foi ao terreiro de umbanda com o firme propósito de tomar aconselhamento com o Velho. Vestiu uma roupa bonita, aprumou o rosto para não parecer muito cabisbaixo, chamou um carro de aplicativo e se mandou. Chegou no terreiro na hora certa e se postou na fila de entrada. Incrível como havia gente por lá!

Fez a inscrição para a consulta, se aconchegou na cadeira e esperou. Sabia que demoraria pelo tanto de gente no interior do terreiro. Além disso, o Preto Velho seria a terceira entidade a atender os presentes. Esperou pacientemente. Ele e uma quantidade enorme de pessoas enchiam o salão do santuário de umbanda.

Mais de duas horas depois o Preto Velho o chama e inicia-se um diálogo, em princípio sobre as desventuras do Vô Ventura, sobre as quais ele preferiu tomar consultoria especializada com aquela entidade.

E quais eram essas desventuras? Segundo o que Vô Ventura me contou, todas elas se relacionavam com seus impasses relacionais com a pessoa com a qual ele dividia os cobertores. Os dois se davam bem, eram bons amigos, mas tinham um descompasso com relação aos interesses mais cotidianos. E como é o cotidiano o que mais impacta nas relações humanas, aquele relacionamento específico corria sérios riscos.

— O que fazer, Preto Velho, para a companheira sorrir de novo?

Preto Velho fez algumas perguntas para se inteirar melhor dos problemas e sugeriu certa oração todos as noites, banho de ervas conforme a receita, também todas as noites, acompanhando a reza. Pediu uma oferenda a ser colocada em um altar no santuário, naquele momento mesmo.

A consulta ao Preto Velho durou uma hora e vinte minutos, o que deixou os presentes impacientes e assustados. Qual o tamanho do problema daquele senhor a exigir tanto tempo de consulta para se chegar a um acordo?

Perguntado ao final, o Vô Ventura respondeu, solenemente:

— Foi apenas uma conversa entre dois Pretos Velhos, meu amigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...