sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRESERVAR O MARACANÃ? ***


Em meio ao espólio da mineração Anglo Gold, antiga Morro Velho, em Nova lima, tem uma bela estrutura metálica conhecida como Maracanã. Trata-se de uma estrutura construída em um local onde se furaria um poço artesiano para abastecer casas e galpões de trabalho no interior da indústria mineradora. Por alguma razão o empreendimento foi abandonado e a estrutura lá permanece há anos. 

E porque Maracanã? Consta que aves chamadas maracanãs, parecidas com araras ou grandes periquitos, sobrevoavam constantemente a região e pousavam ruidosamente sobre a estrutura. E os operários passaram a denominar a estrutura com o nome das aves. Os maracanãs se foram, estão quase extintos hoje, a estrutura ficou.

O Maracanã faz parte de um conjunto de construções, algumas muito antigas, no pátio da mineradora, todas elas correndo o risco de demolição porque existe um projeto de transformação do local em um grande investimento imobiliário, demolindo a história de um trabalho que sempre foi um marco cultural da cidade de Nova Lima. Demolindo junto a própria história da mineradora. Demolição de valores parece ser o marco da renovação da história, repetindo as cenas de invasão de bárbaros às civilizações e suas culturas, desde tempos imemoriais. Os novos bárbaros parecem travestidos de empresários da construção civil, com seus caixotes de múltiplos andares.

Com a palavra o poder público da cidade de Nova Lima que pretende intervir no processo e preservar como patrimônio cultural da cidade boa parte dos galpões e construções naquele espaço, aqueles que seriam memória, ainda viva, do trabalho e do trabalhador na antiga mineradora. Óbvio que tudo passa pela pressão popular, mais importante que a pressão de algumas pessoas. E o Maracanã está entre essas construções que correm o risco de serem tombadas ao chão em vez de serem tombadas e preservadas pelo patrimônio municipal. Preservar o Maracanã é preciso.

Assim como o Maracanã novalimense, o estádio do Maracanã do Rio de Janeiro deve seu nome às aves que lá gorgeiam (ainda?): maracanã-verdadeira, periquitão-maracanã, maracanã-malhada, maracanã-guaçu (espécie outrora existente às margens do Rio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro), maracanã-nobre (essa já extinta). Já que não existem mais tantos maracanãs na cidade, preservemos, pois, nosso Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...