quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DIA DE ENCONTROS


Tudo acontece nos movimentos, eu sempre o digo. Hoje saí cedo de casa, tinha um encontro com meu filho aniversariante. Ganhei uma carona até o centro da cidade, próximo ao Mercado Central, e subi a pé até o local do encontro, na Praça da Liberdade. No caminho dois outros encontros memoráveis. O primeiro com uma casa de pão de queijo, na rua Guajajaras entre rua São Paulo e rua Rio de Janeiro. Para mim um dos melhores pães de queijo de Belo Horizonte. Descobri essa casa há uns cinco anos e sempre que me encontro nas imediações até lá vou comer pelo menos um pão de queijo. Um real e dez centavos de gostosura, super barato. E como é uma região central de comércio e com muitas escolas próximas, o local está sempre cheio. O café é cortesia da casa e aí mora o perigo: o café é horrível. O modo de fazer café em que se coloca o pó na água para ferver junto e depois passar no coador de pano é um modo antigo da região das minas gerais mas, convenhamos, pó cozido não dá. O melhor café continua sendo aquele em que o vapor da água passa pelo pó e lhe apropria a cor e o aroma. Ou a água fervendo passa rapidamente pelo pó, sem cozinhá-lo. 

O segundo encontro foi com o Domingos, colega dos tempos de universidade, astrofísico. Havia muito tempo que não nos víamos e dez minutos de prosa foram instantes maravilhosos de rememorar e rir das muitas situações que vivemos juntos. Dois sessentões, e de que falamos, principalmente? Sobre os esportes que praticamos: eu, corrida e ciclismo; ele, caminhadas e patinação. Por isso estamos jovens e saudáveis. O assunto foi interrompido porque eu tinha um encontro na praça, ao lado dos quatro escritores de Minas, e não seria legal atrasar-me. Tratava-se, pois, de meu filho, aniversariante no mesmo dia que Carlos Drumond de Andrade, um de meus poetas preferidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...