quarta-feira, 24 de março de 2021

ALGUMA COISA LHE DÓI HOJE?

Alguma coisa me dói hoje, claro. Envelhecer é acumular dores. Alguns conseguem ir um pouco mais longe. Para esses, envelhecer bem é saber lidar com as dores e eliminá-las.

Eliminar dores não é seguir aquela máxima imbecil de que homens não choram. Choram e alguns, como eu, choram muito, por muitas dores, principalmente as dores emocionais. Mas é verdade também que chorar as dores, sentir as dores, te faz mais sereno depois que a dor passa. Não se iludam. As pessoas serenas são aquelas que souberam lidar com suas dores. Sem vínculo direto, claro, não há relação entre dor e serenidade, o certo é que elas coexistem.

Eu costumava dizer que um sujeito experiente era aquele que acumulou muitos fracassos. Portanto, considerava-me experiente. Hoje, avancei um pouco esse aforismo e digo que sujeito experiente é aquele que soube lidar com seus fracassos e tirou proveito deles, aprendeu com eles. E lidar com as dores é que nos ensina a viver e envelhecer bem. Isso eu aprendi também.

O que me dói hoje são meus cotovelos: tendinite. E minhas juntas: artrite. E meu ombro esquerdo: luxação por tombo. São dores que nos lembram do sinal dos tempos, que nosso corpo já não aceita alguns trabalhos e exercícios físicos ou falta deles. Incomodam, e muito. Mas são apenas dores com as quais tenho que lidar e aprender com elas. E que me exigem calma, sossego, pausas, paciência, massagens, alongamentos silenciosos e vagarosos e respiração. A gente descobre que o caminho de tudo, o melhor combate às dores, físicas e emocionais, é a respiração e seus ritmos, é a pausa que esquecemos de dar quando jovens e que agora, na idade do amadurecimento, ou nos associamos a ela ou nada feito.

Portanto, respire, respire. Pare. Lembre-se de se lembrar sempre que você é sua própria doença e sua própria cura. Respire, respire....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...