quarta-feira, 24 de março de 2021

ONDE SE ENCONTRAM AS BOAS IDEIAS?

Nem sempre o que pensamos ser uma boa ideia de fato é. Ideias são ideias. Se são boas, só colocando-as em prática saberemos. Então precisamos colocar nossas boas ideias em prática.

A maioria das fontes de boas ideias são os amigos e interlocutores. Boas ideias sempre vêm ao longo de uma boa conversa. Fui professor por mais de quarenta anos e os alunos sempre foram um repositório de ideias. Tanto para novos possíveis projetos quanto para simples anotações que depois viraram textos, artigos, conclusões, etc. Não podemos nos isolar totalmente das pessoas porque isso limita nossas ideias.

Em tempos de isolamento social temos, ao menos, boas conversas via internet. O que diminui o isolamento em parte, e nos mantem quase em forma na captação de boas ideias, embora não seja a mesma coisa.

Outras fontes inesgotáveis de ideias são os filmes e os livros. Ao assistirmos um filme ou lermos um livro temos contato direto com as fontes de ideias. E como nossas ações são cópias de ações de outros, temos ali outro repositório de ideias. Pois como nos disse um dia, em entrevista, o dramaturgo Dias Gomes, copiamos as boas ideias desde Platão e Aristóteles.

A boa ideia de hoje está sendo refletir sobre qual a origem de minhas boas ideias. Resposta rápida e curta: dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...