quarta-feira, 24 de março de 2021

QUAL FOI A ÚLTMA PESSOA QUE DEIXOU VOCÊ COM RAIVA?

Não me lembro, sério. Tive alguma raiva na adolescência, tive raiva quando jovem. Tive raiva do preconceito que sofri muitas vezes, principalmente na juventude, quando comecei a tomar conhecimento dele, tive raiva de meu preconceito, tive raiva das injustiças do mundo, tive raiva de alguém que queria me prejudicar propositalmente, tive raiva de pessoas mesquinhas que desdenham da inteligência alheia. Mas isso passou. A raiva não é um sentimento a ser guardado. Ela incha dentro da gente e explode, nos explodido junto.

"Quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente" (Guimarães Rosa).

Descobri em Grande Sertão: Veredas, na fala do Riobaldo Tatarana, esse aforismo. Sentir raiva de alguém é deixar que essa pessoa comande sua vida. Logo, se quer ter controle de sua vida, controle seus pensamentos e elimine deles a raiva. Porque ela vai te fazer sofrer mais que o sofrimento que aquela pessoa te fez passar.

Afirmo com certeza e pureza de palavras: não me lembro da última pessoa que me fez raiva. Sou livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...