quarta-feira, 24 de março de 2021

O QUE É PERFEITO?

O que é perfeito? Por mais perfeccionista que sejamos, a perfeição sempre estará acima daquilo que somos capazes de fazer. Hoje, por exemplo, é domingo. E o que seria um domingo perfeito nas circunstâncias atuais? E quais são as circunstâncias atuais?

Estamos vivendo uma pandemia de corona vírus, quase seis por cento da população brasileira está contaminada e este número só cresce e vai crescer muito. Não há como parar a contaminação sem colocar a população quieta em casa, sem fazer nada, e sem entrar em contato uns com os outros. O vírus circula e passa de uma para outro através da respiração e das gotículas de água que vêm com a respiração de cada um. E passa pelos objetos que são tocados e para as mãos que tocam esses objetos e das mãos para a respiração. É um círculo vicioso. Até que todos sejam vacinados não há outra forma de deter a circulação do vírus sem deter a circulação das pessoas. E para deter a circulação das pessoas é preciso dar a elas condições de viverem sem circularem. Isso deve política e plano de governo. 

Mas, como estou quieto em casa, posso me dar a esse luxo, por enquanto, o que seria um domingo quase perfeito? Seria a minha mulher se levantar e me dar um abraço com seu sorriso largo e seu corpo quente; seria eu terminar de fazer o móvel de madeira que iniciei ontem, seria almoçarmos com uma taça de vinho, seria terminar de ler a parte do livro que preciso ler até amanhã, seria ouvir música, cantar e dançar, seria escrever um capítulo perfeito para um livro qualquer. É a perfeição possível.

E quem sabe, receber uma boa notícia, uma grande notícia que viesse me dar um grande prazer e, melhor ainda, seria a notícia de novas possibilidades para a minha vida. O mais importante no momento é que tenho a mulher que eu quero na cama que eu escolhi, moro em uma casa que eu escolhi entre tantas outras, vivo em um local que eu escolhi, e levo a vida que eu escolhi. Lembrando que as escolhas são sempre dentro de nossos limites de possibilidades, evidentemente. Perfeito, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...