sábado, 15 de abril de 2023

AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — MAIS PERTO DO CÉU

Os urbanistas contemporâneos sugerem uma urbanização verticalizada para resolver os problemas modernos. Colocar a população concentrada reduziria os problemas de locomoção, por exemplo.

— E de saneamento também, disse Vô Ventura a seu interlocutor. Fica mais fácil tratar a merda urbana antes de jogar a água de volta, e limpa, nos rios.

Mas quando pensou que a quantidade de vizinhos aumentaria quase exponencialmente, ele detestou a ideia.

— Já pensou a quantidade de música sertaneja, brega e funk de péssima qualidade a gente teria que ouvir? E as churrascadas em cada apartamento no fim de semana?

Foi quando pegou o jornal e leu uma notícia da cidade de Potosi, na Bolívia. Um patrimônio cultural da humanidade. Antiga, fundada no século XVI, a cidade mais alta do planeta já foi maior que Paris, à época. Hoje não tem mais que duzentos mil habitantes.

— Vou-me embora para Potosi. Não serei amigo do rei, mas estarei pertinho do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...