segunda-feira, 10 de abril de 2023

AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — FAKE NEWS EM BARCELONA

Boatos não existem, são plantados. Na maioria das vezes, “sem querer querendo” como diria o adorável personagem mexicano. E para serem “plantados”, incubadoras são necessárias. Foi assim que o mais conhecido boateiro do país se enriqueceu. Criou, e recebeu farto financiamento para isso, a incubadora de boatos chamada Fake News’s Production.

Vô Ventura, velho de guerra, já conhece bem essa mania de produzir boatos pelo mundo afora. Uma vez em Barcelona, alguns muitos anos atrás, assistiu a um filme de Francis Ford Coppola, “O Selvagem da Motocicleta”, no qual um de seus personagens disse essa pérola, ao ser confrontado por outro personagem: — “Você é um louco quando inúmeras pessoas dizem que você está louco”. É ou não é a mesma coisa?

Em pleno século XIX, Arthur Shopenhauer já escrevia sobre isso. Em sua obra “O Mundo como Vontade e Representação” (1819), ele caracterizava o mundo fenomenal “como o produto de uma cega, insaciável e maligna vontade metafísica”. É ou não é a base filosófica da produção de boatos?

Por isso Vô Ventura adotou a seguinte máxima, que reproduz em todas as suas falas, todos os seus textos, nas rodas de conversa das quais participa, presenciais ou virtuais: — VÔ VENTURA É O MÁXIMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...