terça-feira, 25 de abril de 2023

PESSOAS IDOSAS, TEÇAM SUAS TEIAS

 


 

Uma aranha tece uma teia no jardim, ou à beira de uma trilha que conduz a qualquer lugar. Prende o fio em um galho de árvore e se lança no espaço. Sem medo, sem volta. A teia começa a aparecer quando ela encontra outro galho, a metros de distância. Logo depois a teia se forma. Com aquele brilho à luz da manhã, ainda com um pouco de neblina no ar. Cena fotografável.

E ela coloca folhas em sua teia e bota ovos. Folhas para avisar aos pássaros distraídos que o voo por ali está proibido. Ovos para aumentar a sua prole.

Logo outra aranha da mesma família aparece, aproveita a teia já funcional, e a estende até outros galhos, de outras árvores. Antes era uma aranha, agora são duas. Já é uma vizinhança se formando. Já é possível uma conversa de aranha. Mas conversa de aranha não tece teias. Trabalhar na tecelagem é preciso. E o tear é interno, está dentro delas, exigindo uma energia imensurável para tecer.

Então vem outra aranha, que também tem como ponto de partida a teia já iniciada e aumenta a comunidade a partir das teias existentes. Também coloca folhas, espantalhos de pássaros, e bota seus ovos. Agora são três vizinhas, o papo de aranha aumenta, o trabalho continua, no entanto. Novas aranhas surgem, os filhotes crescem, a comunidade se forma.

E por que eu, pessoa humana idosa, estou com esse papo de aranha? Na verdade, toda essa conversa metafórica é para nos lembrar que nós, as pessoas idosas, podemos viver longamente. O que nos falta, então, para que essa tal longevidade, com grandes probabilidades de nos pegar de jeito, seja a mais agradável possível, menos dolorosa e mais proveitosa?

Precisamos tecer nossa teia. Reforçar as teias existentes, juntar nossos teares, espantar os “pássaros” distraídos, ou mesmo maldosos. A maldade humana pode até ser grande, mas a bondade é maior (pode ser uma crença, mas precisamos dela para a sobrevivência de nossa espécie).

Assim como a comunidade de aranhas tem seus defensores, nós também temos. O comitê de defesa das teias de aranha não é fruto apenas da tal bondade humana, é fruto de luta, e a luta é política, claro. O comitê se forma porque já somos muitos e nosso número só cresce. Por isso, caros aracnídeos humanos e idosos, ninguém se lembra dos calados, precisamos gritar, desde nossas teias.

Esse papo de aranha, então, é para convidar para a construção de nossa grande teia. E o que é nossa teia? É nossa amizade, união, alegria, vontade de viver, nossos exemplos, nossas histórias, nossas vozes.

Sabem como se mata aranhas? Simples. Nenhuma pancada é necessária. Basta lhes destruir a teia. As aranhas consomem muita energia a construindo e dificilmente a refazem. Morrem antes disso. Precisamos, então, proteger nossa teia. Com muito papo de aranha. Regado a música, dança, caminhadas, namoros (sim, namoros) e muita vontade de viver.


Paulo Cezar S. Ventura (@paulocezarsventura – pcventura@gmail.com)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...