quinta-feira, 27 de abril de 2023

AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — VÉI OU COROA, EIS A QUESTÃO

 



O texto acima é de autoria do irreverente Nelson Mota, publicado no jornal O Globo, de 20/04/2023. E o que o Vô Ventura, septuagenário, tem a dizer sobre isso? Que resposta daria ao jornalista e músico, parceiro de compositores primorosos e ex-marido de sua querida musa Marília Pera?

Pelo que conheço do Vô Ventura, ele não anda nada satisfeito com nenhuma dessas denominações, sempre resmunga quando alguém o chama de velho, velhote, coroa, idoso, ou outra palavra que discrimina a pessoa e sua idade: — Velho é o caralho de seu avô, idiota — é sua resposta típica.

O etarismo estrutural, assim como o racismo estrutural, está muito além das palavras. Está nos gestos, nos olhares de pena ou de ojeriza, está nas pequenas ações. Está presente quando alguém diz — coitadinho, olha a idade dele; essa é de doer as artroses do tornozelo. — Toma esse chazinho que vai lhe fazer bem; é de subir a pressão arterial. — Você não está velho pra isso; aumenta o colesterol ruim. Mas a pior frase vem quando Vô Ventura diz que já tem mais de setenta e o(a) merdinha responde: — não parece. Ele só não fica vermelho porque já é.

A OMS define a “pessoa idosa” como aquela que tem idade igual ou superior a sessenta anos. No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa segue a mesma regra e define normas de atendimento ao mesmo, que não o diferencia dos demais cidadãos quanto aos direitos deles, apenas recomenda o atendimento “preferencial”. Ou seja, entre um cidadão com mais de sessenta e outro com menos na mesma fila, a preferência de atendimento recai aos maiores de sessenta. Nem isso o Vô Ventura solicita, dada a sua saúde e seu vigor físico.

Respondendo à questão, Vô Ventura, o que prefere, Véi ou Coroa?

Por que não Senhor Ventura, simplesmente, como são chamados, formalmente, todos os senhores, independentemente da idade? A única coisa que a idade avançada requer é respeito, o mesmo dedicado a todas as pessoas. E que parem de nos olhar com estranheza. Viemos do mesmo barro e ao barro voltaremos. E muito provavelmente teremos a preferência na volta ao barro. Ou você quer furar a fila?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...