quarta-feira, 12 de abril de 2023

AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — O CANGURU E A BATEDEIRA

Todos que entravam na sala de Vô Ventura viam, em um canto da mesma, um canguru. O que fazia ali aquele animal de uma terra tão distante? Só o Vô Ventura o sabia. Um belo dia ele me contou, muito tempo depois do acontecido. Queria que alguém soubesse.

Quando jovem fez uma viagem à Austrália. Queria visitar uns amigos que se mudaram para lá e rever uma moça maori que o encantara em sua visita ao Brasil e deixara seu coração mais parecido com uma batedeira ligada em duzentos e vinte volts.

Voador de primeira viagem, guardou a localização das pessoas, endereços, fotos e presentes na mala. Mas ela não chegou em Sidney. Vô Ventura tem, aliás, um histórico com malas sumidas em aeroportos. Sem a mala ficou perdido, sem lenço nem documento, e sem falar quase nada de inglês.

Perambulou três dias nos corredores do local até encontrar um brasileiro que o ajudou a comprar passagens de volta para casa, quando pode, finalmente, relatar a seus correspondentes na Austrália o seu périplo. Menos para a moça, tão envergonhado ficou.

O canguru na sala é a lembrança da aventura não vivida, ou vivida às avessas. Os amigos voltaram um dia, mas a moça australiana, que poderia ser uma amante pela vida, de tão desejada, nunca mais deu notícia.

Por isso dormia abraçado com o canguru nas noites em que sua mulher viajava. Claro que ela não sabe desse detalhe. Mandou confeccioná-lo por uma artesã para guardar bem no centro de sua memória o mau resultado da viagem, suas oportunidades perdidas e, claro, uma, agora vaga, lembrança da moça.

Esse Vô Ventura é o máximo, cada história melhor que a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...