terça-feira, 20 de dezembro de 2022

MINHAS CIDADES PREFERIDAS

Já residi em muitas cidades diferentes na vida, sou um campeão de mudanças. Descreverei, nesta narrativa, as cidades onde vivi e aquelas às quais visitei. Algumas delas claro. Isso porque, desde os meus cinco anos, já habitei em sete cidades diferentes no Brasil e três na França. Nestas dez cidades tive trinta e um endereços diferentes. Muitas mudanças realizadas em sessenta e cinco anos, uma média de mais ou menos dois anos em cada endereço.

Só que, antes dos cinco anos, minha família morou em várias outras cidades. Meu pai trabalhou em uma empresa de construção de estradas e, aonde ia o trator, seguíamos atrás. Foram, no mínimo, seis cidades diferentes. Ou melhor, seis periferias de cidades diferentes. Moramos sempre próximo das estradas, fora das cidades. Não me lembro delas, a distância no tempo é longa, eu era muito criança, as memórias são apenas fragmentos de momentos vividos.

Entre as sete cidades brasileiras onde residi por uns tempos estão: Nova Lima, Belo Horizonte, Viçosa, São João del Rei e Jaboticatubas (Serra do Cipó, na verdade), essas em Minas Gerais. São Carlos e São Paulo no estado de São Paulo. As três cidades francesas onde morei se chamam Montigny le Bretonneux, Massy e Sainte Geneviève sur Boi. De todas essas, as que mais gostei de morar foram Belo Horizonte, Serra do Cipó, São Paulo e Sainte Genéviève sur Boi.

Por que nessas cidades? Não sei dizer ao certo. Creio que por ser onde me senti melhor na vida, mais feliz. Hoje vivo em Nova Lima, de novo, e sou bem feliz aqui. Voltar para esta cidade foi uma escolha ao mesmo tempo racional e emocional. Aqui vivi minha infância e juventude, aqui voltei para viver a maturidade. Foi uma boa escolha. Mas não quero ficar aqui muito tempo. Gostaria de estar em outro lugar, provavelmente em uma cidade pequena beira-mar.

E as cidades por mim visitadas, a passeio ou a trabalho? No Brasil, conheço cidades de vinte e um estados diferentes, impossível contá-las. Conheço quatro países sul-americanos, mais os Estados Unidos. Na Europa, além de viver na França, conheci Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Andorra.

Mas o título da narrativa sugere que contarei sobre minhas cidades preferidas, não todas por onde andei. Imagino, hoje, que entre as preferidas estejam aquela para onde vou depois de tantas andanças pela vida. Ou, quem sabe, ainda conhecerei aquela que me conquistará definitivamente?

Entre as cidades onde morei escolho Nova Lima, pela história; Serra do Cipó, pelos bons momentos que lá vivi; São Paulo, que me conquistou com sua grandeza e oportunidades diversas. Entre as cidades visitadas em diversos momentos de minha vida, tenho várias opções. Segue uma lista bem diversa em suas ofertas e opções.

Paris, pela beleza e riqueza cultural; Roma, por movimentar meus prazeres; Londres, por ser uma cidade incrível; qualquer cidade nos Alpes da França ou Itália, por ser onde eu me senti tão mineiro em país estrangeiro; ou, ainda, em algum lugar da Patagônia.

Não tenho, entretanto, intenções de viver em país estrangeiro. Minha escolha de cidade preferida, aqui faço opções de futuro, está naquela onde sinto que poderei viver muito bem minha velhice. Não é um sorteio, penso em junção de facilidades de cuidados a uma pessoa idosa e prazer em viver em um local bonito, de bom clima e com pessoas agradáveis. Minhas cidades preferidas para onde ir viver são: Paraty, no Rio de Janeiro; Ubatuba, em São Paulo; Aracaju, em Sergipe; Serra do Cipó, em Minas Gerais. Se irei para alguma delas não sei. Mas que seria ótimo estar em algum lugar onde eu possa sonhar e escrever, isso seria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...