segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

OS ARREPENDIMENTOS DO VOVÔ

Será que alguém chega aos setenta anos e nunca se arrependeu de nada? Sei não! Se alguém afirma isso, penso que posso chamá-lo de mentiroso. Arrepender-se faz parte da vida. Existem dois tipos de arrependimento: por alguma merda que tenha feito, ou por alguma cosia que gostaria de ter feito e não o fez. Qual é pior? Nem sei. Arrependimentos, melhor não os ter.

Minha primeira consideração é que arrependimentos são sempre por alguma coisa do passado. Ou seja, o assunto provocador do mesmo ficou lá atrás. Não volta mais. Então, cara pessoa idosa, o melhor a fazer é acertar suas contas com o passado e não pensar mais nisso. Quem vive com a cabeça no passado está sujeito a uma doença arrasadora, e com possibilidades de trágicos desfechos, chamada depressão. Só quem já a teve ou lida com pessoas queridas deprimidas sabe o que é.

Se você fez alguma coisa que hoje pensa que não deveria ter feito, vá até às pessoas a quem prejudicou e peça desculpas. Peça perdão e perdoe-se. Se pegou algo de outro sem permissão, devolva. Acerte as contas deixadas para trás e fique com a sensação de que fez o melhor que pode. As pessoas fazem o melhor que podem no momento, em geral. Pessoas maldosas são minoritárias no mundo. A maioria delas são boas. Acredito nisso.

Mesmo tendo isso como princípio, a gente sempre tem arrependimentos por alguma coisa. Será que cuidei bem de meus filhos e das pessoas em volta de mim? Fui bom filho? Assisti adequadamente a meus pais em suas velhices? Aquela pessoa a quem destratei ainda tem mágoa de mim? Fiz o certo quando resolvi mudar de vida e de cidade? A lista pode ser grande.

O que importa é que ante todas essas mudanças e acontecimentos do passado uma decisão foi tomada. E, muito provavelmente, foi a decisão possível na ocasião e que você pensava ser a melhor no momento. Lembre-se, a pessoa que você é hoje resulta de todas essas decisões tomadas antes. Não há como fugir disso.

O que fazer, então? Apenas ser, hoje, a melhor pessoa que você possa ser. Seu futuro depende mais disso que de seu passado. Isso inclui cuidar de si e das pessoas de seu entorno. Cuidar de si, é fundamental para seu futuro. Para ter saúde, para ter sempre amigos e amados por perto, para que não lhe falte cuidados quando deles precisar. Porque vidas idosas importam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...