quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

AS AVENTURAS DE VÔ VENTURA – Um Malabarista nas Caravelas

Vô Ventura conta aos netos, e a quem quiser ouvir, que foi malabarista na caravela de Cabral. Que ajudou a Pero Vaz de Caminha a escrever sua Carta ao rei de Portugal. Caminha cometia alguns erros de português, ele dizia. Afinal, ele chamava os chocalhos dos indígenas de cascavel! Onde já se viu isso? E o que ele fazia em uma caravela que se desvia do caminho? Como malabarista, ele entretinha os marinheiros que ameaçavam pular no mar por acharem que o desvio de rota os levaria ao fim do mundo. Os marinheiros tinham razão. Não é que vieram parar no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...