quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

O ABRAÇO DO REI



Eu pensava que ele era enorme. No imaginário de um futebolista amador, amante incondicional de uma boa partida e do único esporte que praticou exclusivamente até os cinquenta anos, ele era, de fato, enorme. Único tricampeão do mundo, mais de mil e duzentos gols pelos gramados, recordista de gols com a camisa da seleção brasileira, era ou não era um gigante?

Mas o tamanho a que me referia acima era físico. Um imaginário que se dissolveu quando o vi em minha frente e ganhei dele um abraço. O abraço do Rei. Em que circunstâncias? É o que relato a seguir.

O ano era mil novecentos e noventa e oito, ano da Copa do Mundo na França e eu residia em uma cidade próxima a Versalhes, chamada Montigny-le-bretonneux. Estava de passagem pelo país e cursava o Doutorado em Divulgação e História da Ciências, na Universidade de Paris XI, em Orsay.

Um amigo brasileiro, antigo lutador de judô da cidade de Florianópolis, vivia na cidade da periferia de Paris chamada Kremlin-Bicêtre. A gente se encontrava de vez em quando em Paris para tomar uma cerveja e nos visitávamos ocasionalmente. Nossas companheiras e nossos filhos também se tornaram amigos. Como amigos brasileiros vivendo temporariamente na França eram raros, nossa amizade floresceu.

Um belo dia, com a Copa se aproximando, meu amigo me informa que o Joãozinho Trinta, ele mesmo, o carnavalesco premiado da Beija Flor do Rio de Janeiro, estava ajuntando pessoas para participar de um desfile carnavalesco pelas ruas de Paris durante a Copa. E o galpão da “Escola de Samba” improvisada era bem próximo à sua casa. Lá fui eu conhecer o galpão, conhecer o Joãozinho Trinta e me apresentar como sambista voluntário para o evento.

Chegando ao galpão, nos apresentamos (meu amigo já havia se apresentado), conversamos com as pessoas, participamos de alguns ensaios, pegamos as roupas com as quais desfilaríamos e ficamos por ali, de papo com os instrumentistas, esses sim, profissionais do samba levados do Brasil. E adivinhem quem chegou? Ele, o Rei Pelé, com sua presença marcante, seu sorriso e sua disponibilidade para o abraço. Foi então que ganhei o abraço do Rei, depois de algumas trocas de palavras.

Outro presente que ganhamos, eu e meu amigo catarinense residente em Florianópolis, foi o mais inusitado possível, não imaginado. Ganhamos a incumbência de desfilar ao lado da Globeleza, aquela bailarina que fazia um bailado nas aberturas dos carnavais na televisão, totalmente nua e com o corpo cheio de pinturas. Nosso papel era de guarda-costas dela, nós que éramos grandes e com caras respeitáveis.

O desfile da Escola de Samba foi no Jardin des Tuileries, entre o Museu do Louvre e a Place de La Concorde, no coração de Paris. Além da participação no desfile, algo inédito em minha vida, guardo esses dois presentes para minha memória e para minhas histórias. Ganhei um abraço do Rei e fui, durante umas três horas, guarda-costas da Globeleza, de quem ganhei também, lógico, um abraço. Só que ela já estava vestida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...