segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

QUE TE TENTA AOS SETENTA, VOVÔ

Chegar aos setenta já é uma vitória na vida, no Brasil. Chegar aos setenta e se sentir de bem com a vida é uma vitória de um tamanho quase imensurável. Porque a vida não é fácil para quem vem de baixo, da periferia, do lugar de luta cotidiana. Não é fácil para quem tem que domar um leão por dia, e o leão só cresce. Chegar aos setenta e ainda ter tentações, sonhos e comichões pelo corpo é uma grande alegria.

Quais são tuas tentações, meu querido setentão?

Enquanto a chama não se apagar, as tentações serão muitas, não apenas as dos infernos, mas as celestiais também. A escolha nos cabe, sempre. Cabe-me, então, a escolha entre muitas. A questão é: quais destas tentações serão realizáveis? Aquela história de escolher entre os seus sonhos, ou correr atrás dos sonhos, funciona também para os setentões? Sei que as pernas já não correm tanto, a cabeça funciona bem, no entanto.

Minha lista de tentações, a seguir, não estará em ordem de prioridades. As escrevo como me vêm à cabeça. Atenderei as tentações que me parecerem mais viáveis a cada momento de minha vida. Com direitos a mudanças, dependendo das circunstâncias que se apresentarem ao longo dos caminhos. O que vale é que, depois dos setenta, posso me dar o direito de escolha, considerando que minhas faculdades mentais estão em pleno funcionamento. O que me lembra que seguir as tentações exigirá de mim a manutenção da saúde em estabilidade, sempre, para cumprimento daquilo que cada uma delas coloque como necessidade.

Minha morena ainda é uma exuberante tentação em todos os aspectos da afetividade humana. Sua companhia é uma alegria constante e precisa ser conservada. Uma pessoa alegre em minha companhia precisa continuar a gostar de minha companhia. Este é um ponto de extrema importância. A solidão sempre ronda nossos futuros, a necessidade de espantá-la com gestos firmes é premente. Isso conduz a outra necessidade importante: o da sustentabilidade material da vida a dois. Vivemos momentos de dificuldades financeiras e nosso capital de giro tem como suporte nossas competências. Por isso precisamos trabalhar na produção de capital a partir delas.

Trabalhar a produção de capital é o ponto nevrálgico para todas as escolhas a serem feitas. Outra tentação são as viagens. Estar em lugares diferentes do mundo é muito interessante. Mas, o mundo é tão grande! Daí, a tal de sustentabilidade tão necessária. Já pensei até em estar sempre em movimento, vivendo em um grande automóvel-casa, ou mesmo pequeno, com a possibilidade de novos rumos e novos conhecimentos a cada dia.

Essas anteriores são as tentações mais caras: uma vida a dois bem empolgante e alegre, e estar em movimento. Ou melhor dizendo, uma vida a dois empolgante e itinerante. A terceira tentação diz respeito à música. Sou amante do rock’n roll, do jazz, do blues e das boas músicas brasileiras e do mundo. Impossível viver sem música. Minha companheira alegre, empolgante e afetuosa é também compositora, cantora e violonista. Mais uma qualidade dela e mais uma razão para querê-la comigo nesta caminhada. A música de qualidade, no entanto, precisa ser ouvida nos palcos dos bons teatros. Onde entra mais uma vez a questão da sustentabilidade financeira.

Algo mais que me tenta, muitíssimo, é o cinema: filmes, séries, documentários, etc. Estou sempre assistindo a alguma coisa. Hoje temos acesso a plataformas de cinema nas telas do computador, facilitando muito as possibilidades de aderir a esta tentação. Ainda bem!

As demais tentações cotidianas são mais tranquilas de se cair nelas. Porque gosto de esportes, da prática dos esportes variados. Gosto de me manter em forma por questões de saúde, óbvio, e para ter fôlego para as escolhas das tentações. No quesito esporte, pratico caminhadas, pedaladas e ginásticas de solo. Estou em forma.

Deixei por último a tentação à qual me entrego sem pestanejar: o amor aos livros, às leituras e à escrita. Adoro escrever, isso me mantém vivo e apto a cair em todas as tentações que eu queira. Porque as tentações acabam sendo um ponto de fuga, ou de repouso, em relação aos livros. E escrever livros e publicá-los me ajuda na tal de sustentabilidade financeira e social. As atividades relacionadas aos livros nos mantêm unidos, nos traz amigos para nosso convívio, nos atrai convites para estar aqui e ali falando de livros, claro. É nosso suporte a outras tentações.

Mas, caros amigos e netos, a maior tentação da vida, e mais importante delas, não sei enquadrá-la em nível de dificuldade ou facilidade, é a vontade eterna de continuar a ser criança. Não aquela criança birrenta e chata. A criança divertida, alegre, inteligente, impertinente, que olha o mundo com seu olhar de criança e o interroga. Minha tentação favorita é essa: olhar o mundo com os olhos de criança, tentar entendê-lo e colocar esse olhar em um livro. Que tentação boa.

 

O corpo dança e se lança

Absorve o brilho da magia

Que se recria

E se transforma em criança:

Todo dia.

https://poesiasparabeber.blogspot.com/

 

Paulo Cezar S. Ventura 

pcventura@gmail.com 

@paulocezarsventura

https://paulocezarsventura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...