quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

UM ANO PASSADO, OUTRO QUE CHEGA

Qual o balanço de minhas realizações no ano que finda? Não é minha intenção fazê-lo, quero apenas colocar um ponto final, já que não foi um ano tão produtivo de minha parte. Publiquei dois livros, um meu, outro de minha companheira, mudamos de endereço, escrevemos muito, eu e ela, e fizemos alguns acordos com terceiros que podem ser interessantes e lucrativos no ano que chega.

Mesmo assim, tenho muito a agradecer. Estou vacinado contra o coronavírus e contra gripe, minha saúde vai bem, obrigado. Tive uma covid dezenove no ano, a minha terceira, sem sequelas. Nem vasculares, nem respiratórias. Caminhei bastante, o preparo físico está bom.

No ano que chega, dois mil e vinte e três, completo setenta anos. Dizem que as viradas de década são as que mais nos modificam. Talvez pelo simbolismo da data. Pelo que me lembro, completar sessenta anos, dez anos atrás, foi marcante em minha vida. Senti o peso da idade pela primeira vez. Agora, espero algumas modificações também, sete décadas vividas é bastante, o corpo decai, certamente.

Apesar disso, a disposição continua grande. Quero crescer. Ou cresço como pessoa e como empreendedor, ou cairei em um abismo. Tenho um grande desafio pela frente. Vencer como escritor, como editor, como palestrante. Principalmente como escritor. Há ainda outra via de trabalho que quero voltar a exercer: a de curador de saberes. O cara que ensina e ajuda os outros a se desenvolver como ser humano, ajudando-o a realizar seus projetos a partir de suas ideias e vontades.

Tempos atrás, escrevi minha missão de vida. Irei transcrevê-la aqui, já fazendo algumas atualizações importantes, porque mudei um pouco. Meu propósito mais forte agora pode ser mais resumido. O que pretendo é escrever, publicar, vender. Contar minhas histórias levando a fundo esse tripé: escrever-publicar-vender. Participar do processo de desenvolvimento de terceiros precisa vir associado a esse tripé. É ele que me conduzirá ao sucesso. Segue então minha missão para o ano que chega.

Meu propósito de vida é, primeiro, cuidar melhor de mim através dos esportes e dos cuidados com a saúde física e mental. E assim, estar pronto e disponível a leituras, aprendizagens, escritas, escutas e perguntas para, desse modo, conhecer e disseminar sabedoria e sensibilidade no coração e no pensamento das pessoas pelos lugares de minha convivência. Estar disponível também quando for solicitado para consultorias, palestras e desenvolvimento de projetos. Terei bom humor, otimismo, coragem, perseverança e calma para fazer bem meu trabalho com dedicação, organizadamente e com facilidade de exposição das ideias. Buscarei também me dedicar a conversar e sorrir com as pessoas de minha casa, compartilhar ideias com quem amo, viajar para lugares interessantes, cultivar a amizade e o amor, dedicar-me às interações com as ciências e as artes para lazer e conhecimento. Viver com honra.

Sendo mais sucinto e objetivo: MINHA MISSÃO É ESCREVER, PUBLICAR, VENDER E CONTAR HISTÓRIAS, SENDO, A PARTIR DISSO, UM CURADOR DE CONHECIMENTOS E SABERES ATRAVÉS DA ESCRITA, DE CONSULTORIAS, PALESTRAS E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, SEMPRE TENDO A LITERATURA COMO LINHA DE FRENTE. SABEDORIAS TRANSFORMAM.


Um comentário:

  1. Ter um.proposito de vida é fundamental para que nossas vidas em um dado momento não venham a perder o sentido. E pensar que são muitos os que morrem sem encontrar esse propósito!!! E a tão derradeira felicidade habita justamente dentro desse propósito! Um abraço cheio de afetos PC!!!

    ResponderExcluir

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...