quarta-feira, 9 de novembro de 2022

AINDA NO TRABALHO

Nos tempos em que eu era professor era comum ouvir a pergunta: você só dá aulas ou trabalha também? Pergunta preconceituosa, lógico. Como se professor não fosse profissão e dar aulas não fosse trabalho. Às vezes eu respondia: eu não dou aulas, trabalho como vendedor. — O que você vende? — Vendo aulas de Física. Quer comprar? Haviam duas reações. Ou a pessoa entendia o ato falho e ria e se desculpava, ou ficava irritado, o que, para mim, significava ratificação do preconceito.

Hoje a pergunta é outra, com parecida carga de preconceito: ainda trabalhando, coroa? Sim, ainda trabalhando. Estou vivo e penso, logo trabalho. É minha resposta.

Realmente não é o trabalho o mais importante. É o projeto de vida que desenvolvo. A pergunta deveria ser: qual o seu projeto de vida, senhor? Tenho uma resposta clara e precisa. Todos deveriam ter. A minha é: meu projeto de vida é escrever, publicar e vender. E contar histórias. O resto vem como consequência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...