quarta-feira, 16 de novembro de 2022

OS AMIGOS E A OBSESSÃO

Quais as minhas obsessões, perguntaram-me. Todos têm pelo menos uma pequena obsessão, disseram-me. A esta altura da vida, o que seria uma obsessão? Teria feito alguma diferença em minha vida se eu houvesse tido uma, em algum momento da vida?

Fui ao dicionário pesquisar as várias significações da palavra e encontrei algumas. Vejam:

i.        Preocupação exagerada com alguma coisa; apego excessivo a uma mesma ideia fixa. Nunca tive ideia fixa com nada. Aprendi cedo o desapego com as coisas, a fazer dar certo, mas se não der tenta-se outra coisa.

ii.      Compulsão; necessidade intensa para fazer algo ilógico ou insensato: a obsessão pelo dinheiro. Nunca fui insensato. Aliás, penso que sempre fui sensato demais. Nunca cometi uma loucura grande, só pequenas loucuras. Apego ao dinheiro? Não tenho e até penso que isto seja um defeito. O dinheiro vaza rápido do meu bolso.

iii.    Impertinência; ato de aborrecer alguém com solicitações insistentes. Se percebo que aborreço alguém, saio correndo de perto. Pode até acontecer de eu nunca mais procurar a pessoa pelo fato dela sentir-se aborrecida com a minha presença. Não me permito ser inconveniente nem desrespeitoso.

iv.    Neurose obsessiva-compulsiva que se define pelos pensamentos, repetitivos e compulsivos. Esse é o limite superior da obsessão. Se não tive pequenas obsessões, passei longe das obsessiva-compulsivas.

O que eu sempre procurei na vida foi estar disponível para os amigos mais chegados, eles são poucos, estar sempre de bom humor e ter a alegria como companheira. Perturbar pessoas não é meu estilo. Sempre tive muitos amigos, muitas namoradas também. No entanto, nunca forcei minha presença, nunca agi contra a vontade dessas pessoas. Tenho por norma que fico melhor ainda se as pessoas próximas a mim, estão bem. Felicidade é algo que contamina, então faço o que posso para que pessoas a meu lado tenham seus minutos de felicidade e alegria. Porque isso me ajuda a ter meus momentos de alegria e felicidade. Rir é muito melhor quando se ri junto a alguém. Riso em boa companhia é uma delícia.

E não é que acabei encontrando minha pequena obsessão? Exatamente o que descrevi acima. Fazer os amigos felizes porque isso me ajuda a ser feliz. Isso a gente consegue com amigos e com a pessoa amada. Semana passada, em uma palestra para jovens do Ensino Médio de uma escola, disse que uma das coisas que nos ajudam a ser felizes é ver a pessoa amada feliz. Precisamos, então, fazer o possível para que ela seja feliz.

Sempre fui assim? Claro que não. Já tive meus momentos de pessoa egoísta. Paguei o preço disso. E não é barato. Hoje eu, pessoa idosa, aprendi que a alegria e a felicidade aparecem em curtos momentos e em situações de convívio coletivo. Pessoas alegres precisam estar juntas para que a alegria perdure e os momentos de felicidade se prolonguem além do inefável. E isso se faz com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...