quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O QUE PENSO FAZER QUANDO ENVELHECER

 

Envelhecer é um processo, lento para uns, rápido para outros, dependendo de como se vive antes disso. Como todo processo, nada acontece de repente. Tudo na vida são escolhas e escolhas são feitas a partir de experiências e de emoções vividas no acaso da vida.

Eu escolhi ser um cara tranquilo, desses que não se esquenta muito no calor dos acontecimentos. Não sou frio, pelo contrário, sou um poço de emoções, mas não esquento demais. Eventos assistidos e participados, analiso com calma as possibilidades e faço minhas escolhas. Por isso cheguei à idade de hoje sem grandes problemas e sem problemas de saúde.

A pergunta, então, deve ser outra. Que escolhas devo e posso fazer hoje para ter possibilidades de escolhas melhores no futuro, quando estarei velho? Primeiro, um esclarecimento: não existe uma definição operacional para velhice. Existe para pessoa idosa. Velho é um estado de espírito, existem jovens de noventa anos e velhos de quarenta anos. Considerando isso, defino-me como um jovem de setenta anos.

Para fazer escolhas preciso conhecer uma coisa de suma importância: eu mesmo. Tudo começa com o autoconhecimento. Quem sou, onde pretendo chegar, que limitações tenho no momento e no caminho a seguir. Como dizemos em Minas, tudo é uma questão de ONKOTÔ e ONKOVÔ, para definir COMKOVÔ. Palavras mágicas dos mineiros. Fazemos delas um mantra espiritual, como no haicai a seguir.

 

ONKOTÔ digo

pra definir ONKOVÔ

saber COMKOVÔ

 Minhas escolhas partem do projeto de vida que construo para meu futuro. Ele começa com minha missão: contar histórias que ajudem as pessoas a se autoconhecerem e se transformarem em pessoas melhores e mais sábias. Farei isso através de minhas palavras escritas em livros e publicações diversas na Internet, ou palavras faladas para ouvintes interessados. Escrever, publicar e vender livros é o resumo desta missão. Porque a sabedoria é uma escolha individual. Lógico que depende do conhecimento adquirido na vida, mas a sabedoria é aquilo que fazemos com o que conhecemos.

A partir deste caminho a ser percorrido, e com os devidos cuidados pessoais com a minha saúde, espero poder fazer boas escolhas quando estiver velho, algum dia bem longe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...