terça-feira, 8 de novembro de 2022

O TÉDIO DA PESSOA IDOSA

Vejo a minha mãe, com noventa e seis anos, saúde boa, memória ruim, dores nas pernas, talvez por artroses e artrites, sentada em sua cadeira horas e horas e penso: deve ser um tédio ficar ali olhando o mundo sem fazer nada. Sem dar conta de fazer nada. Levanta com dificuldade, anda com dificuldade, e tem dificuldades de cuidar de seu próprio corpo. Felizmente ela é acompanhada o tempo todo, vinte e quatro horas por dia. Conseguimos soluções caseiras para seu conforto sem necessitar levá-la para uma casa de repouso.

Mas, e os outros tantos de pessoas idosas como ela? Todos têm o conforto do acompanhamento de alguém próximo e carinhoso? Claro que não. Então, como lidar com o tédio cotidiano de não fazer nada? O que fazer para não chegar a este ponto? Temos alguma chance de viver nossa velhice sem esse tédio? Pergunta difícil de responder, creio até que não haja respostas.

Outra pergunta: que chances tenho de viver a minha velhice sem o tédio de não dar conta de viver sozinho? Hoje o tédio não faz parte de minha vida. Trabalho, escrevo, cuido da casa, namoro minha mulher, converso com amigos, faço parte de grupos de conversa e trabalho, etc. No entanto, isto pode mudar à medida que a idade pese e chegar um momento em que não consiga mais realizar estas atividades. Como me preparar para este momento? Não juntei dinheiro para ter o conforto que merecemos todos e não tenho uma penca de filhos, como minha mãe, que se revezem nos cuidados. Não posso esperar isso dos poucos que tenho, cada um cuida de sua vida.

A saída pode estar nas relações pessoais, no entorno nosso de cada dia. Construir hoje para aproveitar depois. Cuidar da pessoa idosa é uma responsabilidade de todos, e quando dizemos de todos queremos dizer ser uma responsabilidade do Estado. Aí vem outra pergunta: podemos esperar isso do Estado brasileiro? E como o Estado deve se aparelhar para cuidar desta parte da população crescente? Quantas perguntas de difícil resposta!

Um comentário:

  1. O mundo está envelhecendo e junto deixando morrer as atitudes que devemos ter com relação a uma realidade que é de todos nós! Afinal todos almejam viver e largos anos! Envelhecer é a consequência de todos que recebem essa dádiva da longevidade!v E aí? Vamos esperar se instalar um caos no mundo? Um envelhecimento pandemico para só assim enxergamos essa nossa situação?? Políticas sociais que protejam e acolham a pessoa idosa já devia existir desde que envelheceu o primeiro ser humano no mundo!!!

    ResponderExcluir

CARTA PARA EU CRIANÇA

  Não me lembro do dia em que esta foto foi tomada. Minha irmã, essa aí dos olhos arregalados, era um bebê de alguns meses e eu devia ter me...